O Lado Difícil das Situações Difíceis de Ben Horowitz
Livro: O Lado Difícil das Situações Difíceis (The Hard Thing About Hard Things)
Autor: Ben Horowitz
Data: Jan 29, 2021
Página da Amazon para obter detalhes e avaliações.
Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis - aqueles de que as faculdades de administração não tratam. Seu blogue alcançou um público dedicado de milhões de leitores, que passaram a confiar no autor para ajudá-los a gerir suas próprias empresas. Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.
DESTAQUES
- Não existem receitas prontas que se apliquem a situações dinâmicas e complexas.
- Ver o mundo sob pontos de vista diferentes para aprender a separar os fatos da percepção que se tem deles.
- Sempre vale a pena perguntar: “O que não estamos fazendo?”. Às vezes, as coisas que não estamos fazendo são aquelas nas quais deveríamos nos concentrar.
- Nenhum cérebro, por mais brilhante que seja, consegue resolver um problema que desconhece.
- Cuidar das pessoas, dos produtos e dos lucros – nesta ordem.
- Se você quer ter uma empresa de primeira linha, precisa garantir que os membros da sua equipe sejam de primeira linha.
- Olhe para onde está indo, não para aquilo que quer evitar. Olhe para a pista, não para o muro.
- Desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
- Mesmo com todos os conselhos e toda a experiência do mundo, as situações difíceis continuam sendo difíceis. “A vida é uma luta.” A lição mais importante do empreendedorismo: abrace a luta.
MINHAS NOTAS
O difícil não é sonhar grande, é acordar suando frio no meio da noite quando o sonho vira pesadelo.
Não existem receitas prontas que se apliquem a situações dinâmicas e complexas.
liderança é a capacidade de fazer alguém seguir você, mesmo que por simples curiosidade.
diferentes perspectivas mudavam o significado dos acontecimentos importantes.
Ter visto o mundo sob pontos de vista tão diferentes me ajudou a aprender a separar os fatos da percepção que se tem deles.
Os relacionamentos comerciais, em sua maioria, vão se tornando tensos demais para ser tolerados, ou, depois de algum tempo, deixam de ser tensos o suficiente.
“Só sentimos duas emoções: euforia e terror. E a falta de sono intensifica as duas.”
precisamos de dois tipos de amigos na vida. O primeiro é aquele para quem telefonamos quando algo de bom nos acontece, tendo a certeza de que ficará contente e entusiasmado.
O segundo tipo de amigo é aquele para quem telefonamos quando tudo dá errado, quando nossa vida está por um fio e só temos uma pessoa para quem ligar.
as coisas sempre ficam mais escuras pouco antes de ficarem completamente escuras.
Se você tem de engolir um sapo, engula inteiro, de uma só vez.
e eu já não queria ouvir conselhos de quem não conhecia todas as variáveis em jogo.
a inovação pressupõe uma combinação de conhecimento,habilidade e coragem.
“O que não estamos fazendo?”
Às vezes, porém, as coisas que não estamos fazendo são aquelas nas quais deveríamos nos concentrar.
Já no início da minha carreira de engenheiro, aprendi que todas as decisões parecem objetivas até ser escrita a primeira linha de programação. Depois disso, todas se tornam emocionais.
Nota para mim mesmo: sempre vale a pena perguntar: “O que não estou fazendo?”
Quando pessoas muito jovens têm um ataque cardíaco, seu corpo não possui flexibilidade suficiente para se recuperar.
embora eu ainda estivesse me esforçando para fechar o negócio, já estava morto e não sabia.
Pela probabilidade, eu estava morto.
o diretor executivo de uma startup não deve confiar em probabilidades.
Mas não acredito em estatística, acredito em cálculo.
se há uma habilidade que distingue uma pessoa adulta de uma criança é a capacidade que o adulto tem de se concentrar e tomar a melhor decisão possível quando não existe nenhuma boa decisão a ser tomada.
tenha a morte em mente a todo tempo.
A luta é aquele momento em que você se pergunta por que fundou a empresa. A luta é aquele momento em que as pessoas lhe perguntam por que você não desiste, e você não sabe o que responder.
Sem confiança, não há comunicação. Em qualquer interação humana, a quantidade necessária de comunicação é inversamente proporcional ao nível de confiança.
nenhum cérebro, por mais brilhante que seja, consegue resolver um problema que desconhece.
Uma cultura empresarial sadia encoraja as pessoas a partilhar as más notícias. A empresa que discute seus problemas com liberdade e abertura é capaz de solucioná-los com maior rapidez. Aquela que encobre seus problemas frusta todos os envolvidos.
Uma consequência lógica: cuidado com máximas de gestão que impeçam que as informações fluam livremente na sua empresa.
Se você decidiu fazer uma demissão coletiva, o tempo entre a decisão e sua execução deve ser o mais curto possível.
Você está demitindo as pessoas porque a empresa não atingiu suas metas. Se o problema fosse de desempenho individual, tomaria outras medidas.Foi a empresa que fracassou em seu desempenho. Fazer essa distinção é crucial.
Admitir o fracasso talvez não pareça tão importante, mas tenha certeza de que é.
Para reconstruí-la [a confiança], você precisa falar a verdade.
cada gerente deve demitir seus próprios subordinados.
O alvo da mensagem são as pessoas que vão ficar.
Se você precisa demitir seu diretor de marketing, não é porque ele é ruim; é porque você é ruim.
A primeira etapa para demitir corretamente um executivo consiste em descobrir por que você contratou a pessoa errada para sua empresa.
Você, desde o começo, não conseguiu definir corretamente o que deseja.
narrativas criativas que os ajudem a não ter de lidar com os fatos mais óbvios.
não estão mentindo a você, mas a eles mesmos. E, se você acreditar neles, estará mentindo a si mesmo.
“Não existem soluções mágicas para esse problema, apenas soluções de verdade.”
“Nós cuidamos das pessoas, dos produtos e dos lucros – nesta ordem.”
Os funcionários do McDonald’s são treinados para exercer suas funções, mas gente que vai exercer funções muito mais complicadas não recebe treinamento nenhum. Não faz sentido.
Muitas empresas acham que seus funcionários, por serem muito inteligentes, não precisam de treinamento. Não é verdade.
só há duas maneiras para um gerente melhorar a produtividade de um funcionário: motivação e treinamento.
O bom gerente de produto, quando erra, peca por excesso de clareza; o mau gerente nunca explica o óbvio.
os bons funcionários abandonam as empresas quando as coisas não vão bem.
As habilidades necessárias para dirigir uma organização grande são diferentes das requeridas para criá-la e construí-la.
“Se você não sabe o que quer, a probabilidade de obter alguma coisa é muito pequena.”
é indispensável que você contrate uma pessoa por causa dos seus pontos fortes, não da ausência de pontos fracos.
tenha muita clareza acerca do que você espera do novo executivo quando ele ingressar na empresa.
Enumere por escrito os pontos fortes que você quer e os pontos fracos que está disposto a tolerar.
Administrar com base em números é como pintar num livro para colorir, é algo que só os amadores fazem.
a dívida de gestão surge quando tomamos uma decisão administrativa que é eficaz no curto prazo, mas traz consequências dispendiosas no longo prazo.
Às vezes, a organização não precisa de uma solução, apenas de clareza.
Quando você ouvir esse tipo de queixa, das duas, uma: ou o queixoso estará lhe dizendo algo que você já sabe ou lhe comunicando uma notícia que o aborrecerá.
Se ele estiver lhe dizendo algo que você já sabe, isso significa que você deixou a situação se arrastar por tempo demais.
Para qualquer título numa grande organização, o nível de talento acabará convergindo para o do pior funcionário que tiver o título. A explicação dessa lei é que os outros funcionários da empresa, com títulos inferiores, comparam-se naturalmente com o pior funcionário no nível seguinte.
a maioria dos funcionários perderá a fé no seu sonho, por mais bonito que ele seja, caso demore muito para se realizar.
Se você quer ter uma empresa de primeira linha, precisa garantir que os membros da sua equipe, jovens ou velhos, sejam de primeira linha.
É por isso que você não deve se limitar aos resultados da caixa-preta. Deve conhecer a fábrica de salsichas para ver o que eles estão pondo lá dentro.
O segredo para uma boa reunião individual é a compreensão de que ela está voltada para o funcionário, não para o gerente.
A coisa mais importante que qualquer startup de tecnologia deve fazer é construir um produto que seja pelo menos dez vezes melhor em certa tarefa do que o principal produto que as pessoas no momento usam para cumprir a mesma tarefa.
A segunda coisa que toda startup de tecnologia deve fazer é dominar o mercado.
Pouquíssimos produtos são dez vezes melhores do que os da concorrência. Por isso, derrubar o novo líder é muito mais difícil do que derrubar o velho. Se você não conseguir fazer essas duas coisas, a cultura não terá nenhuma importância. O mundo está cheio de empresas falidas com culturas de primeira linha. A cultura não faz a empresa.
lembre que, no futuro, a maior parte daquilo que a história entenderá como a “cultura da sua empresa” não terá sido propositalmente inserido no sistema, mas evoluído de modo natural ao longo do tempo, a partir do seu comportamento e do comportamento dos seus primeiros funcionários. Por isso, o melhor é você enfocar um pequeno número de elementos de design cultural capazes de influenciar grande número de comportamentos no decorrer de um longo período de tempo.
multa inegociável e impiedosamente aplicada de 10 dólares por minuto de atraso em qualquer reunião com um empreendedor.
Olhe para a pista, não para o muro.
Olhe para onde está indo, não para aquilo que quer evitar.
Habilidades fundamentais para a gestão de uma organização: primeiro, saber o que fazer; segundo, levar a empresa a fazer o que você sabe que deve ser feito.
Desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Mesmo com todos os conselhos e toda a experiência do mundo, as situações difíceis continuam sendo difíceis. “A vida é uma luta.” A lição mais importante do empreendedorismo: abrace a luta.